quarta-feira, 13 de junho de 2012

Por que os gatos não bebem água do potinho?


Todos os dias eu lavo o potinho de água da Marie e coloco água mineral geladinha para ela. O resultado? Ela vira as costas e procura algo mais interessante. Marie gosta de beber água do box, das pias, do tanque e até a água que pinga do cano da pia do banheiro. Em dias de chuva ela fica miando enlouquecida pedindo para sair na varanda. Ela gosta especialmente de água de chuva. Mas do potinho ela só bebe a contragosto, em troca de muito carinho. Pois é, a minha gatinha tem hábitos estranhos. Mas ela não é a única. Aparentemente, esse é um problema comum entre os gatos. E é importante prestar atenção para ver se o seu gato está ou não bebendo água do potinho. Caso ele não esteja bebendo, é essencial oferecer alternativas porque os gatos parecem desenvolver problemas renais com facilidade quando bebem pouca água.
Para tentar entender a questão, fiz uma busca rápida na internet. Acabei não encontrando nada científico, mas vários depoimentos sobre o assunto. A maioria dos gatos parece gostar de água corrente. Isso faz todo o sentido e é na verdade instintivo. Água corrente em geral é mais limpa e durante a evolução, os gatos que preferiam água corrente talvez vivessem mais e por isso tenham sido selecionados. Atualmente, eles acabam evitando a água parada por instinto. Daí dispensarem o potinho. Para resolver esse problema, a maneira ecologicamente correta (porque deixar a torneira aberta não é uma boa idéia) é comprar uma fonte para o seu gato. Nós tentamos uma fonte daquelas japonesas, decorativas (sem os enfeites; é claro), mas a Marie destruiu o fio em poucos dias. Não funciona bem para gatos que comem fios. Se não é o caso do seu, as mais indicadas são as fontes especiais para gatos que possuem filtros de carvão ideais para remover pêlos e poeira. São importadas e um pouco caras aqui no Brasil, mas podem ser uma boa solução. Estou esperando lançarem uma versão sem fio.
Além da questão evolutiva, a água corrente em geral é mais fresca, mais fria do que a água parada e os gatos parecem apreciar isso. Eu sempre coloco uma pedrinha de gelo no pote da Marie. Ela gosta, mas continua preferindo água de outros lugares.
E, por fim, os gatos podem simplesmente não gostar do cheiro do pote. Gatos têm olfato bastante desenvolvido e sentem cheiros que nós não sentimos. Por isso, o potinho pode parecer absolutamente limpo para você e insuportável para o seu gato. Alguns sites sugerem trocar o pote de plástico (que acumula mais bactérias) por um pote de cerâmica ou de aço inox. Com a Marie eu já tentei o de cerâmida e não funcionou. Ainda não experimentei o aço inox.
Algumas pessoas sugerem também que se coloque o pote de água longe do pote de comida, porque alguns gatos não gostam de beber água sentindo o cheiro da comida.  A minha irmã mantém o potinho da gata dela no banheiro e funciona bem. E como os gatos são exploradores natos, alguns sites recomendam que se espalhe vários potes pela casa. Pode ser que funcione, ainda não tentei. Ah, e por último, o mais engraçado. Um dos sites que eu pesquisei recomenda que você dê água ao seu gato em uma caneca ou mesmo em um copo de vidro semelhante ao que você usa e que coloque água da mesma fonte para você e para ele. Aparentemente, ao ver que você está bebendo a mesma água, eles confiam mais na qualidade dela. Alguém quer experimentar?
Gatos são realmente exigentes. E entendo que eles queiram água fresca e corrente. Agora o que eu não consigo entender mesmo é porque a Marie prefere beber água do chão. Acho que na verdade ela gosta de água com gosto. Gosto de poeira, de ferro, de chuva, de sabonete. Ela deve achar água mineral muito sem graça. Mas eu continuo insistindo, porque como a Marie é FeLV+ ela deve beber sempre água limpa, para diminuir o risco de infecções. Prometo postar caso alguma técnica funcione. Aguardem!




Feliz dia dos namorados!

Pois é, estou um pouquinho atrasada, eu sei. Mas acabei de achar essa foto no meu computador e não resisti. Eu simplesmente tive que postar!
Feliz dia nos namorados!