Pois é, faz um certo tempo que eu não coloco nada aqui no blog e um dos motivos é que eu acabei de voltar da Itália. Fui para um congresso de neurobiologia, mas aproveitei para tirar uns dias de férias e visitar Florença, Veneza e Roma. Durante a viagem, saudosa da Maroca, eu fotografei alguns gatos que encontrei pelo caminho. Não foram muitos, devo admitir, e estão todos na foto aí embaixo. Mas o que me impressionou mesmo foi como os italianos vendem souvenir de gatos! É sério. Eu tenho uma coleção de enfeites de gatos e toda vez que viajo procuro um gatinho novo para comprar. Normalmente tenho pouquíssimas opções e acabo comprando um mais ou menos só para completar a coleção. Na Itália, não tive esse problema. Eram várias opções!! Acho que nunca vi tantos assim. E observando isso, não pude deixar de pensar que os italianos devem gostar muito de gatos. Resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto.
Não achei nada muito oficial, mas vou dar uma resumida no que li. Aparentemente, Roma é famosa por ter um grande número de gatos de rua. A estimativa do "Ufficio Diritti degli Animali" é de que sejam cerca de 300.000!!! E o legal é que uma lei nacional de 1991 proibiu a matança de gatos de rua e em 2001 eles foram considerados patrimônio biocultural. Existe um serviço veterinário público que faz a castração gratuita desses animais e existem organizações que cuidam deles. O curioso é que os bichinhos parecem preferir as ruínas da Roma antiga. No coliseu, existem cerca de 200 gatos (eu infelizmente não vi nenhum por lá) mas a maioria deles fica no "Largo di Torre Argentina". Essas ruínas, que datam de 400 a 300 a.C., representam o local onde Júlio César foi assassinado por Brutus em 44a.C., e hoje são moradia para cerca de 250 a 300 gatos. Eu só consegui fotografar dois, mas eles estavam realmente lá, tomando sol embaixo de uma coluna romana.
Os gatos parecem ter chegado a Roma vindos do Egito e ajudavam a reduzir a população de ratos. Quando a Igreja católica começou a tratá-los como bruxaria e a caça-los, a população de ratos aumentou e a peste bulbônica chegou à Itália. Interessante, né? Mas isso já é assunto para outro post.
Quer ajudar um gato romano? O santuário de gatos da Torre Argentina pode ser contactado através do email: torreargentina@tiscali.it. Através deles você pode adotar um gatinho à distância!
Nas fotos, os gatos que encontrei na viagem.
Nas fotos, os gatos que encontrei na viagem.
Realmente tem mta coisa de gato na Itália, mas esses gatos de rua são muito educados, pq eles não ficam andando por ai!!
ResponderExcluirFiquei encantada com a quantidade de gatos que tem nas praças de Roma, não conheço a Italia ainda, mas se já tinha vontade de conhecer, agora essa vontade aumentou muito, adoro gatos.
ResponderExcluir