segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Gatos de Roma

Pois é, faz um certo tempo que eu não coloco nada aqui no blog e um dos motivos é que eu acabei de voltar da Itália. Fui para um congresso de neurobiologia, mas aproveitei para tirar uns dias de férias e visitar Florença, Veneza e Roma. Durante a viagem, saudosa da Maroca, eu fotografei alguns gatos que encontrei pelo caminho. Não foram muitos, devo admitir, e estão todos na foto aí embaixo. Mas o que me impressionou mesmo foi como os italianos vendem souvenir de gatos! É sério. Eu tenho uma coleção de enfeites de gatos e toda vez que viajo procuro um gatinho novo para comprar. Normalmente tenho pouquíssimas opções e acabo comprando um mais ou menos só para completar a coleção. Na Itália, não tive esse problema. Eram várias opções!! Acho que nunca vi tantos assim. E observando isso, não pude deixar de pensar que os italianos devem gostar muito de gatos. Resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto. 
Não achei nada muito oficial, mas vou dar uma resumida no que li. Aparentemente, Roma é famosa por ter um grande número de gatos de rua. A estimativa do "Ufficio Diritti degli Animali" é de que sejam cerca de 300.000!!! E o legal é que uma lei nacional de 1991 proibiu a matança de gatos de rua e em 2001 eles foram considerados patrimônio biocultural. Existe um serviço veterinário público que faz a castração gratuita desses animais e existem organizações que cuidam deles. O curioso é que os bichinhos parecem preferir as ruínas da Roma antiga. No coliseu, existem cerca de 200 gatos (eu infelizmente não vi nenhum por lá) mas a maioria deles fica no "Largo di Torre Argentina". Essas ruínas, que datam de 400 a 300 a.C., representam o local onde Júlio César foi assassinado por Brutus em 44a.C., e hoje são moradia para cerca de 250 a 300 gatos. Eu só consegui fotografar dois, mas eles estavam realmente lá, tomando sol embaixo de uma coluna romana.
Os gatos parecem ter chegado a Roma vindos do Egito e ajudavam a reduzir a população de ratos. Quando a Igreja católica começou a tratá-los como bruxaria e a caça-los, a população de ratos aumentou e a peste bulbônica chegou à Itália. Interessante, né? Mas isso já é assunto para outro post.
Quer ajudar um gato romano? O santuário de gatos da Torre Argentina pode ser contactado através do email: torreargentina@tiscali.it. Através deles você pode adotar um gatinho à distância!
Nas fotos, os gatos que encontrei na viagem.



2 comentários:

  1. Realmente tem mta coisa de gato na Itália, mas esses gatos de rua são muito educados, pq eles não ficam andando por ai!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada com a quantidade de gatos que tem nas praças de Roma, não conheço a Italia ainda, mas se já tinha vontade de conhecer, agora essa vontade aumentou muito, adoro gatos.

    ResponderExcluir