sábado, 15 de outubro de 2011

Por que os gatos ronronam? Parte 2 ou Será que o ronronar dos gatos ajuda na regeneração dos ossos???


Antes de começar, tenho que explicar que o primeiro post sobre o ronronar dos gatos foi baseado em um artigo científico publicado em uma revista indexada. Este segundo post, ao contrário, é baseado apenas em uma página da internet da “Fauna Communications”. Teoricamente o trabalho foi publicado em uma conferência internacional em Bristol, no Reino Unido, mas como não tenho maiores garantias sobre a fonte dos dados, vou apenas relatar o que li e deixar que cada um conclua o que quiser.
Enfim, como mencionei no post anterior sobre esse mesmo assunto, ainda existe um debate com relação ao ronronar dos gatos e não se sabe ao certo porque eles ronronam. O fato é que eles ronronam não só quando estão satisfeitos mas também em situações de estresse. E como esse ato gasta bastante energia, é de se imaginar que haja alguma razão justificável por trás disso. No trabalho publicado pela Fauna Communications, 47 felinos foram gravados, incluindo gatos domésticos, pumas e jaguatiricas e o ronronar deles foi analisado. Eles descobriram, então, que o ronronar dos felinos gera frequências que caem na faixa considerada positiva para o crescimento ósseo. A frequência dominante foi de 25Hz ou 50Hz, que são consideradas as melhores frequências para o reparo de fraturas ósseas.
Aparentemente, estudos do Dr. Clinton Rubin mostram que a exposição a frequências baixas (de 20 a 50 Hz) aumenta a densidade óssea e galinhas colocadas diariamente em placas vibratórias desenvolveram ossos mais fortes. Engraçado, né? Em outros estudos coelhos teriam desenvolvido um melhor reparo de fraturas ósseas quando expostos a frequências nessa mesma faixa. Existem estudos, ainda, mostrando que frequências baixas auxiliam no alívio a dores e no reparo de tendões e músculos. Não chequei as fontes, mas parece que a estimulação biomecânica com frequências baixas vem sendo utilizada na medicina esportiva. Curioso, não?
O que o estudo da Fauna Communications propõe então é que a capacidade de estimular o fortalecimento ósseo quando em repouso seria uma vantagem evolutiva dos felinos que, na vida selvagem, são relativamente sedentários. Desta forma, o ronronar dos gatos seria um sistema de vibração terapêutico. Interessante, não? De fato, parece que os gatos têm poucos problemas ósseos quando comparados por exemplo aos cachorros. E, como todos sabem, gatos têm sete vidas! Agora se essa maior capacidade de reparar fraturas ósseas e a menor tendência a desenvolver doenças ósseas está realmente associada ao ronronar dos gatos é uma questão que ainda está em aberto, já que não foram feitos experimentos para testar efetivamente essa hipótese. De qualquer forma, tenho que admitir que a hipótese é no mínimo interessante. Fica então a dica: se você quebrar um braço ou uma perna, procure ficar o máximo de tempo possível perto de um gatinho ronronando. Tenho certeza de que a recuperação será mais rápida! Seja por causa da frequência ou não!
Quer saber mais? http://www.animalvoice.com/catpurrP.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário