domingo, 1 de janeiro de 2012

Check up semestral


Tenho recebido algumas reclamações de que meus posts são mais sobre curiosidades de gatos em geral e pouco sobre a Marie, então agora em 2012 vou tentar falar mais um pouquinho sobre ela (mas sem deixar de lado uma ou outra curiosidade científica, é claro).
Pois é, quem leu o meu post sobre a segunda desventura da Marie sabe que a minha gatinha é FeLV+. Por isso, além de tomar um anti-retroviral duas vezes por dia, a Marie tem que fazer um check  up semestral. No começo de dezembro fomos então na clínica veterinária para fazer o exame clínico e o hemograma. A Maroca odeia ir ao veterinário e vai chorando durante o caminho todo. Dessa vez foi difícil coloca-la dentro da caixa de transporte e tivemos que suborna-la com um pouco de atum. Chegando lá o drama continua e são necessárias sempre três pessoas para coletar o sangue da Marie. Normal.
Quando saiu o resultado do hemograma, fiquei um pouco preocupada porque pela segunda vez seguida a contagem de linfócitos foi maior do que a contagem de neutrófilos. Aparentemente, a contagem de neutrófilos deveria ser maior. A veterinária me disse que o aumento no número de linfócitos poderia ser simplesmente consequência de estresse, mas poderia ser também sinal da infecção viral. Por via das dúvidas, ela pediu que fizéssemos uma ultrassonografia abdominal para ver se havia algum linfoma. Não gosto nem de ouvir essa palavra. Já fiquei desesperada. Marquei o exame para a semana seguinte.
A Marie já tinha feito duas ultrassonografias: uma após o episódio da rede do limão (veja em “a primeira desventura de Marie”) e outra após sua terceira de desventura – que eu ainda não descrevi por aqui. Enfim, o primeiro exame foi bem complicado porque a Maroca gritava, chutava e a veterinária da clínica de ultrassonografia – que não estava acostumada com o gênio da Marie – suava. Foi um sufoco e ela implorou: “da próxima vez, dêem alguma coisa para essa gata antes de trazê-la para cá”.
A veterinária da Marie (que infelizmente está saindo da clínica e vai deixar de atendê-la) prescreveu então desta vez um calmante para a gatinha. Como ela já sabe que a gente morre de medo de dar algum remédio novo para a Maroca, ela pediu para darmos apenas 3 gotinhas do remédio, sendo que a dose mínima recomendada para o peso dela seria de 5 gotas. No dia do exame, comprei o remédio, coloquei as gotinhas na água e dei com a seringa. Acabei colocando duas gotas apenas, porque meu namorada ficou dizendo “já está bom, já está bom” e a Marie deve ter cuspido metade. Ou seja, eu tinha certeza de que não funcionaria.
Mas no carro, a bichinha que miava o tempo todo começou a ficar quietinha, quietinha. De repente ela lutava para manter os olhos abertos e como a veterinária nos preveniu, ela ficou com uma carinha de bêbada que dava pena de ver. Nossa, foi horrível ver a Maroca daquele jeito. Naquele momento decidimos: não daremos mais calmante nenhum. E o pior é que eu confundi o horário da consulta e quando chegou finalmente a hora da Marie ser atendida, ela já estava bem espertinha. O exame foi a luta de sempre (eu segurando as patas traseiras e o assistente segurando as dianteiras e a boca), mas deu tudo certo. Graças a deus não havia nenhum sinal de linfoma.
O laudo indicou “baço ligeiramente aumentado de volume” e “presença de microcálculo no rim esquerdo”. A veterinária da Marie disse que eu não precisava me preocupar com o baço (o próprio calmante gera um aumento no baço) e que devíamos fazer um exame de urina para avaliar os rins. Por enquanto estamos nessa. Ainda estou bolando uma maneira de coletar a urina da Marie, mas quando eu conseguir conto mais. No momento o importante é que a minha gatinha está ótima, linda como sempre e brincando muito pela casa.
Termino então desejando um feliz 2012 para todos que acompanham o meu blog! Ah, e uma das minhas resoluções de ano novo é escrever mais, então aguardem novos – e mais frequentes – posts!
Na foto, Maroca pegando o seu sol matinal.


Um comentário: