domingo, 27 de maio de 2012

Problemas para dar remédio para o seu gato? Pill Pocket é a solução!


Como todos que acompanham esse blog sabem, a Marie é FeLV+ e, por isso, precisa tomar um anti-retroviral duas vezes por dia. Eu dou o comprimido para ela sem problemas. Quando meu despertador toca e eu pego o pote de remédio, ela já sabe que está na hora e sai correndo. Virou uma espécie de brincadeira nossa de pique-pega e ela sempre se esconde embaixo da mesa e das cadeiras para fugir de mim. Quando eu canso, ela vem atrás de mim me provocando e pedindo para eu correr atrás dela. É assim todos os dias, mas quando eu finalmente pego a gatinha, seguro ela como um bebê e deixo ela levemente de cabeça para baixo. Com uma das mãos eu abro a boca dela e com a outra lanço o remédio. Ela engole fácil fácil e quase não reclama mais. Moleza. O problema é que quando eu viajo ninguém consegue fazer isso.
Pois é, até recentemente o remédio da Marie era um problemão quando eu precisava viajar. Tentamos esconder o remédio dentro de um pedaço de frango ou de um pedaço de atum, mas volta e meia o comprimido ficava aparecendo e Maroca deixava de comer. Complicado. A solução foi sugerida por uma amiga veterinária e agora que eu testei posso dizer que funciona! Em geral não gosto de fazer propaganda de nada (principalmente de graça), mas peço licença para fazer dessa vez porque o produto realmente funciona e me salvou nas quase 3 semanas em que passei fora. O nome é “Pill Pocket” (ou “bolso para pílula”) e é produzido pela Greenies. Ainda não encontrei nenhum revendedor aqui no Brasil e comprei o pacote para teste nos Estados Unidos. Ele é vendido nos sabores frango e salmão e existe ainda uma opção hipoalergênica de pato com ervilha. Quando comprei não conhecia a versão hipoalergênica e escolhi o sabor frango porque a Marie adora. O produto é uma espécie de ração com um cheiro bem forte (e atrativo para gatos) e com consistência de massinha. Ele tem o formato de um cilindro com uma abertura no centro para o remédio. É só colocar o comprimido na abertura e depois modelar o pill pocket para fechar o buraco. E pronto. Logo na primeira vez a Marie comeu aquilo tudo sem reclamar. Não separou o remédio e ficou até pedindo mais. Funciona mesmo!
O único problema é comprar os tais pill pockets. Como disse anteriormente, ainda não encontrei nenhum revendedor no Brasil. Mas pesquisando rapidamente na internet, encontrei algumas receitas de pill pockets caseiros. Ainda não testei, até porque ainda não falei com a veterinária para ver que ingredientes posso usar para a Marie, mas segue uma das receitas que encontrei:
Ingredientes:
6 colheres de chá de farinha
1 colher de chá de caldo de carne granulado
2 colheres de chá de leite

Modo de preparo:
Em um copo, misture o leite e o caldo de carne. Adicione metade da farinha e mexa. Em seguida, adicione a farinha restante e mexa até formar uma bola. Coloque farinha nas mãos e faça bolinhas com a massa na palma das mãos. Se a massa estiver pegajosa, adicione mais farinha. Se a massa estiver dura demais, adicione um pouco de água. Guarde a massa coberta na geladeira por até 7 dias. Quando for utilizar, faça um buraco na bolinha e coloque a pílula dentro.

Fica então a dica: se precisar dar remédio para o seu gato e ele for daqueles que cospe o comprimido, experimente o pill pocket.

9 comentários:

  1. Adorei a Maroca e a dica! Eu sempre mordo a mamãe quando tomo meus remedinhos, espero que agora ela compre ou faça esse pill pocket!
    Lambidas da Rutha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei esse pill pocket por recomendaçao de umas amigas americanas.Pena que tenho tres gatas grandes e o pacotinho que uma prima de mandou dos Estados Unidos não durou quase nada... ( vão tres pockets para cada gato so pra uma das doses de vermifugo..)
      Vou testar esse caseiro, se o vet autorizar e elas gostarem :-)

      Excluir
    2. O pacotinho vem com uns 40 pockets. Realmente não dura muito; principalmente para a Marie que precisa tomar remédio duas vezes por dia. Precisamos descobrir um revendedor no Brasil!

      Excluir
    3. Repositório e Rutha, que bom que vocês gostaram da dica!!! Continuem acompanhando o blog!

      Excluir
  2. Esqueci de dizer que tem um produto nacional - mas e pra cachorro, entao o tamanho e maior e o gosto talvez nao agrade gatos.E tambem é vendido por unidade, oque vai fazer um tratamento diario inviavel, economicamente falando.Como não é bom pra gente, nao colocarei o nome ...

    ResponderExcluir
  3. Nao parece bom os gatos ou outros comerem farinha crua! Talvez alguma coisa com mandioca ou aipim cozidos seja melhor.
    bjs
    Dora

    ResponderExcluir
  4. Olá Allana, eu ainda não encontrei o "pill pocket" aqui no Brasil. Comprei nos Estados Unidos, no site da Amazon.

    ResponderExcluir