quarta-feira, 13 de junho de 2012

Por que os gatos não bebem água do potinho?


Todos os dias eu lavo o potinho de água da Marie e coloco água mineral geladinha para ela. O resultado? Ela vira as costas e procura algo mais interessante. Marie gosta de beber água do box, das pias, do tanque e até a água que pinga do cano da pia do banheiro. Em dias de chuva ela fica miando enlouquecida pedindo para sair na varanda. Ela gosta especialmente de água de chuva. Mas do potinho ela só bebe a contragosto, em troca de muito carinho. Pois é, a minha gatinha tem hábitos estranhos. Mas ela não é a única. Aparentemente, esse é um problema comum entre os gatos. E é importante prestar atenção para ver se o seu gato está ou não bebendo água do potinho. Caso ele não esteja bebendo, é essencial oferecer alternativas porque os gatos parecem desenvolver problemas renais com facilidade quando bebem pouca água.
Para tentar entender a questão, fiz uma busca rápida na internet. Acabei não encontrando nada científico, mas vários depoimentos sobre o assunto. A maioria dos gatos parece gostar de água corrente. Isso faz todo o sentido e é na verdade instintivo. Água corrente em geral é mais limpa e durante a evolução, os gatos que preferiam água corrente talvez vivessem mais e por isso tenham sido selecionados. Atualmente, eles acabam evitando a água parada por instinto. Daí dispensarem o potinho. Para resolver esse problema, a maneira ecologicamente correta (porque deixar a torneira aberta não é uma boa idéia) é comprar uma fonte para o seu gato. Nós tentamos uma fonte daquelas japonesas, decorativas (sem os enfeites; é claro), mas a Marie destruiu o fio em poucos dias. Não funciona bem para gatos que comem fios. Se não é o caso do seu, as mais indicadas são as fontes especiais para gatos que possuem filtros de carvão ideais para remover pêlos e poeira. São importadas e um pouco caras aqui no Brasil, mas podem ser uma boa solução. Estou esperando lançarem uma versão sem fio.
Além da questão evolutiva, a água corrente em geral é mais fresca, mais fria do que a água parada e os gatos parecem apreciar isso. Eu sempre coloco uma pedrinha de gelo no pote da Marie. Ela gosta, mas continua preferindo água de outros lugares.
E, por fim, os gatos podem simplesmente não gostar do cheiro do pote. Gatos têm olfato bastante desenvolvido e sentem cheiros que nós não sentimos. Por isso, o potinho pode parecer absolutamente limpo para você e insuportável para o seu gato. Alguns sites sugerem trocar o pote de plástico (que acumula mais bactérias) por um pote de cerâmica ou de aço inox. Com a Marie eu já tentei o de cerâmida e não funcionou. Ainda não experimentei o aço inox.
Algumas pessoas sugerem também que se coloque o pote de água longe do pote de comida, porque alguns gatos não gostam de beber água sentindo o cheiro da comida.  A minha irmã mantém o potinho da gata dela no banheiro e funciona bem. E como os gatos são exploradores natos, alguns sites recomendam que se espalhe vários potes pela casa. Pode ser que funcione, ainda não tentei. Ah, e por último, o mais engraçado. Um dos sites que eu pesquisei recomenda que você dê água ao seu gato em uma caneca ou mesmo em um copo de vidro semelhante ao que você usa e que coloque água da mesma fonte para você e para ele. Aparentemente, ao ver que você está bebendo a mesma água, eles confiam mais na qualidade dela. Alguém quer experimentar?
Gatos são realmente exigentes. E entendo que eles queiram água fresca e corrente. Agora o que eu não consigo entender mesmo é porque a Marie prefere beber água do chão. Acho que na verdade ela gosta de água com gosto. Gosto de poeira, de ferro, de chuva, de sabonete. Ela deve achar água mineral muito sem graça. Mas eu continuo insistindo, porque como a Marie é FeLV+ ela deve beber sempre água limpa, para diminuir o risco de infecções. Prometo postar caso alguma técnica funcione. Aguardem!




25 comentários:

  1. É complicado mesmo! Eu tenho 2 gatas, uma toma água nos copinhos de vidro (nunca quebrou nenhum) que eu deixo pela casa pra ela, mas ela também ama água da chuva que cai no chão, o pote de água babada dos cachorros, qualquer lugar que tenha água ela bebe. A outra gata tem insuficiência renal e só bebe água direto da torneira, inclusive acordo 2 vezes durante a noite pra abrir a torneira pra ela. Ganhei uma fonte mas ela bebe só um pouquinho e já corre para a toneira, tentei colocar a fonte dentro da pia mas não adianta. E eu vivo esquecendo a torneira aberta...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa não tenho problemas com isso. Os gatos bebem água do pote, mas não dispensam água de outros lugares. Realmente eles são exigentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. OMG!!!! Querida... o Nelson faz tudo isso e ainda flagro ele dentro do vaso quando esqueço aberto... affff!

    ResponderExcluir
  4. A Marie já caiu dentro da privada quando era pequena! Agora a tampa fica sempre fechada! Mas parece que a água da privada é mais fresca e por isso eles gostam. Tem gosto pra tudo, né?

    ResponderExcluir
  5. Aqui tenho fonte para gatos da petmate),pote de porcelana,mas mesmo assim eles adoram água-corrente(pia, tanque e até água do box).Vc poderia tentar a fonte,e resolver o problema do fio,utilizando como cobertura uma telha decorada,daquelas que vc pendura na parede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei uma fonte para gatos. Coloquei um organizador de fios e funcionou. De início ela ficou meio desconfiada, mas depois gostou. Mas temos que limpar o tempo inteiro para não formar lodo. Acabamos aposentando a nossa pelo menos por enquanto

      Excluir
  6. Aqui tem um potinho na cozinha e outro no banheiro, elas só bebem do banheiro rs lá deve ficar mais fresquinha a água

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gata da minha irmã também tem um potinho na cozinha e outro no banheiro e prefere o do banheiro!

      Excluir
  7. Ufaa, ja estava ficando preocupada com a minha gata a Kenia, ela começou com essa mania de agua do box e da privada semana passada, vou experimentar mudar o potinho e o lugar dele, valeu pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  8. Outro teste que fiz:minha fonte é aquela da petmate(http://www.petcompre.com.br/produto.asp?bebedouro-automatico-petmate-deluxe-fresh-flow).A água escorre e não cai como da torneira.Peguei um pedaço de mangueira de máquina de lavar e coloquei onde a agua escorre e funcionou bem.Por causa do fio, coloquei um papelão ou tb pode colocar organizadores de cabos flexiveis.
    claudia seabra

    ResponderExcluir
  9. Valeu, ajudou muito!
    Eu tenho um gato(só que ele n fica na minha casa, por que minha mãe tem arlegia.)que pega com a pata o potinho cheinho com agua e espalha agua no quintal todo.Como ele fica no quintal e a maior parte do quintal fica exposta ao sol, eu achei que ele fazia isso pra se refrescar, agora que sei disso, vou procurar uma fonte ou até um bebedouro pra ele.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma muda de antúrio num pote de água, troco a água duas vezes por semana, Meu gato só bebe água lá.

    ResponderExcluir
  11. Tive um gato que teve problemas renal, vet. pediu para colocar agua de coco e ele adorou. Tenho outro gato e nao toma agua, ponho so agua de coco geladinha e ele adora, hidrata e mata a sede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Marie nem quis provar água de coco quando eu ofereci.

      Excluir
  12. o meu espera eu entrar no banheiro para pedir a agua do chuveirinho!

    ResponderExcluir
  13. Camila, o meu gatinho só toma água do copo! Toda vez que eu vou beber, preciso servir ele também, o problema é que se eu não segurar o copo até ele matar a sede, ele derruba toda a água no chão. Mas cada gato com a sua mania!

    ResponderExcluir
  14. Caramba, foi ótimo eu saber que não era só minha gata que tinha essas manias! Ela sempre ia para a pia do banheiro e ficava miando lá para eu abrir kkk. Mas agora eu vou tentar essas solucões que foram ditas para ver se funciona com minha gata. Obrigado pelo post e boa sorte com seus gatinhos(a) =D

    ResponderExcluir
  15. Meu gato tem 14 anos, nunca bebeu água de pote, sempre tive de abrir a torneira para que ele bebesse, um verdadeiro transtorno, tive sucesso em montar um aquário com bomba em que a água fica em movimento e assim ele bebe.

    ResponderExcluir
  16. ola!!eu tenho uma gata que bebia do pote depois só queria beber da torneira, estes dois ultimos dias nao quer bebr, nem do copo como gostava de fazer durante a noite. estamos preocupados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é melhor vc ver um vet rapido. O meu qnd ficou assim estava com cistite e depois de umas semanas começou a urinar sangue

      Excluir
  17. Os gatos na natureza não tomam água em pote e não tomam direto. Sua dieta carnívora fornece 70% de água que vem do corpo das presas. Então tomar água para o gato é uma atividade lúdica( uma brincadeira). A língua deles não é feita para tomar água como a dos cães. Na natureza eles tomam raramente em folhas de arvores e respingos de chuva. Os gatos que tomam água no pote tomam muito pouca, menos do que o necessário. Então se seu gato brinca com a água, ele estará mais saudável e ingerindo mais água. Se o gato não ingere nada de água, pode-se oferecer ração úmida ou algum alimento mais úmido. Já que tomar água não é da natureza dos gatinhos kkkkkkk Bruna estudante de vet

    ResponderExcluir
  18. O meu goto snow, bebe agua do box, as vezes deixo um balde cheio p fazer algo e ele fica na ponta das patas tomando agua! Já tentei de tudo mas n bebe agua no potinho! Troquei o poote q achei
    q era a cor kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Artigo extremamente Relevante !!

    Giordano
    http://www.vidamansa.com
    http://www.puzzle3d.com.br

    ResponderExcluir