segunda-feira, 10 de setembro de 2012

E a história se repete: uma vez com pica, sempre com pica!


Se o seu gato já comeu alguma coisa estranha, prepare-se: ele pode comer de novo. Pois é, infelizmente há um pouco mais de um mês a Marie comeu um corpo estranho pela terceira vez (a primeira vez está descrita em “a primeira desventura de Marie” e a segunda eu ainda não contei aqui). Inacreditável, mas parece que a pica da Maroca continua à toda.
Outro dia estávamos na casa de uns amigos e uma amiga nossa – cuja gata já foi operada por comer barbante – comentou que a pica geralmente aparece 4 meses após a mudança de ambiente do gato. Ela disse que no caso da gata dela o evento tinha acontecido exatamente 4 meses depois que ela tinha se mudado. Na mesma hora eu pensei: nós nos mudados há 4 meses... Em certas coisas a gente não deve nem pensar, né?
Logo depois disso, acordei com a Marie deitada na minha barriga e fazendo uns sons estranhos. Parecia literalmente que ela tinha alguma coisa entalada na garganta. Levantei no susto e ela começou a ter ânsia de vômito. Corri para chamar o meu namorado no banho: “Tem alguma coisa estranha com a Marie”. Ele não pensou duas vezes: “Vamos correndo para o veterinário”. Abri a boca da gata, mas como não vi nada, coloquei ela na caixa de transporte e fomos para a clínica. Quando chegamos, fui informada que no momento só havia uma veterinária de plantão que estava atendendo uma emergência. A recepcionista disse que ia pedir que ela desse uma olhada na Maroca para avaliar se podíamos ou não esperar um pouco. Ela chegou, olhou a gata e disse que devia ser um resfriado e que não era nada urgente. Mas nós conhecemos muito bem a Marie! Falei logo que ela já tinha comido corpo estranho duas vezes e que estava com medo de que fosse o terceiro. Ela resolveu dar uma olhada e assim que abriu a boca da gata disse: “tem alguma coisa lá dentro”. Danada essa Marie!
O caso virou uma emergência e a veterinária disse que como a Marie era uma fera seria preciso anestesiar para retirar o tal corpo estranho. Foi tudo bem rápido, mas confesso que fiquei nervosa quando a Maroca caiu anestesiada e tive que sair da sala para não estressar a veterinária. No final das contas, ela tinha comido uma etiqueta plástica dessas que fica presa nos fios para indicar a voltagem do equipamento. Só que ela engoliu o negócio inteiro e ficou entalada. Dá pra acreditar?!? A sorte é que nós estávamos em casa e agimos rápido!
Por precaução, fizemos ainda uma ultranossografia, mas felizmente não tinha mais nada. Foi só um susto. Agora estamos redobrando a atenção. Fica então o alerta: se o seu gato tem pica, todo o cuidado é pouco! 


2 comentários:

  1. Que danadinha a Marie! Que bom que vocês a levaram logo no vet. Mas imagino o susto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive que correr para o vet muitas vezes mas nunca por alguma coisa que comeram e eu tenho um labrador terrível, mas ele só rouba alimentos pra comer...
    A Maroca é muito fofinha e merece todos os cuidados! Sorte a dela!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir