sábado, 12 de fevereiro de 2011

A tal da pica...

Bom, depois do episódio da rede de limão, resolvi estudar um pouco o assunto e descobri que o distúrbio de comportamento da Marie tem um nome: pica. Estranho, né? Mas o nome é esse mesmo: pica. Aparentemente o nome vem do latim e significa “magpie”, um pássaro que pela tradução que eu encontrei se chama “pega” e que come tudo o que encontra pela frente. Pica é justamente isso, um distúrbio alimentar caracterizado pelo apetite por substâncias não-nutritivas, como metal, terra, tecido e até mesmo fezes. Enfim, esse distúrbio é observado até mesmo em humanos, especialmente em crianças e mulheres grávidas.
Em humanos o mais comum é a geofagia, ou seja, a ingestão de terra, e normalmente está associada à deficiência de ferro no organismo. Em gatos, a pica está associada em geral à ingestão de lã e foi descrita principalmente em siameses. Ainda não se sabe ao certo porque os gatos desenvolvem pica, mas acredita-se que haja um componente genético e fatores ambientais que desencadeiam o distúrbio. Existem algumas teorias associando a pica ao desmame precoce do gatinho ou a situações de estresse agudo, mas essas teorias ainda não foram comprovadas.
Em um estudo feito na Inglaterra com donos de gatos, foi demonstrado que 22% dos gatos com pica ingerem borracha ou materiais plásticos, como fios elétricos. Acho que não comentei no post anterior, mas a Marie adora morder os fios aqui de casa. A única solução para o problema foi encapar todos os nossos fios com uma fita adesiva colada com o lado adesivo para fora. Assim, ao tentar morder o fio, Marie fica grudada e desiste. Não vou mentir, é bem feio ver todos os fios da casa colados com fita adesiva, mas a técnica realmente funciona. Recomendo!!
Voltando a pica, os estudos mostram que os gatos em geral começam sugando ou mastigando os materiais e terminam por ingeri-los. Segundo o estudo inglês, a pica se inicia no primeiro ano de vida do gato (como foi o caso da Marie) e pode persistir por vários anos (lucky me!). Quando os gatos mudavam de casa, em 81% dos casos, a pica se iniciava 4 meses após a mudança (mais ou menos quando começou a pica da Marie!), sugerindo que essa mudança poderia desencadear o distúrbio. Felizmente, o estudo mostrou também que na maioria dos donos de gatos entrevistados (66%), o desenvolvimento de pica não reduziu o prazer de ter um gato em casa. Ou seja, ter gato é bom demais, mesmo que ele tenha pica!!!
Para mais informações, recomendo o artigo intitulado “factors affecting pica in the domestic cat” de Bradshaw e colaboradores (1997).


Um comentário:

  1. Minha gata destrói cabos de celular e morde fios de eletrodomésticos tbm.
    Eu a recolhi da rua quando ela tinha uns 2 meses e hoje está com 8 meses castrada e saudável, mas com essa obsessão oral irritante.
    Além disso, ela tbm "mama" minha roupa de cama, e lambe outros seres (gatos e pessoas) excessivamente.
    Mas eu nunca vi ela engolindo nada, então acho que ela deve ter "pica moderada a leve".
    Vou comprar esses brinquedos que soltam ração enquanto ela manipula pra ver se resolve o problema dela, enquanto isso sigo com os fios encapados em casa :/

    ResponderExcluir