terça-feira, 5 de abril de 2011

Desafiando a gravidade

      Pesquisando um pouco sobre gatos, encontrei um artigo publicado em Novembro de 2010 na revista Science (artigo de capa!) que tratava de um assunto bastante curioso: de como os gatos precisam vencer a gravidade para beber água.
O ato de beber água é, na verdade, um desafio para todos os animais terrestres, já que eles precisam puxar a água contra a gravidade. Animais como cavalos e ovelhas usam a sucção para isso, mas os gatos e cachorros têm estratégias diferentes. Quem já observou um cachorro bebendo água, pôde notar que eles usam a língua como uma concha para trazer a água até a boca. Quem já observou com bastante atenção um gato bebendo água, pôde notar que a estratégia é outra.
Ao contrário do que acontece com os cachorros, a língua dos gatos não mergulha no líquido. A ponta da língua – que não tem aquela aspereza característica do restante – é a única parte que entra em contato com a água. A língua do gato toca o líquido curvada para trás e quando o gato levanta a língua, o líquido que estava aderido a ela é “puxado para cima” formando uma coluna de água. É importante destacar que a parte ventral da língua, ou seja, a parte da frente,  não toca o líquido. Apenas a ponta da parte de trás é que toca a água e cria a coluna. Incrível, né?
Estimativas das forças relacionadas ao processo sugerem que a dinâmica de fluido envolvida no ato de beber água dos gatos é governada pela inércia e pela gravidade. A inércia contribui para que o líquido suba através da coluna enquanto a gravidade atua de maneira a colapsar a coluna. Complicado, né? Mas como uma imagem vale mais do que mil palavras, eu recomendo uma espiadinha em algum dos vários vídeos disponíveis na internet com imagens em câmera lenta de gatos bebendo água ou leite. É realmente incrível como eles conseguem vencer a gravidade para beber.
No caso da Marie, a preguiça às vezes é grande e ao invés de vencer a gravidade para beber no potinho, ela prefere pegar a água direto da torneira. Muito mais prático, né? Esperta essa minha gatinha.
Gostou do estudo? Para mais detalhes, recomendo o artigo completo: “How Cats Lap: Water Uptake by Felis catus”, de Reis e colaboradores (Science vol 330, 2010) ou o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=Fgf9y8mo414&feature=related.

Na foto, a capa da Science e a Marie, espertinha, bebendo água direto da torneira.

2 comentários:

  1. Não é a toa que tantos gatos gostam de agua da torneira! Muito complicado este processo deles!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... ou não é a toa que eles tem pânico de água... rsrsrsrs

    ResponderExcluir