domingo, 11 de dezembro de 2011

Gatos odeiam gaita?


Pois é, constatei ontem que a Marie odeia o som de gaita. O meu namorado tem uma gaita e sempre que ele toca a Marie olha com cara de desespero para ele e sai correndo. Até aí tudo bem. Achei que ela simplesmente não entendesse o que estava acontecendo e se perguntasse “de onde está vindo esse som?”. Mas não, ela realmente parece ter medo do som produzido pela gaita. Ontem estávamos vendo um filme e a Marie estava deitada do nosso lado dormindo tranquilamente. Quando começou a tocar uma música de gaita a gatinha levantou, nos olhou com cara de pavor total e saiu correndo! Tivemos que desligar o filme, acalmar a gata e prometer que não colocaríamos mais aquele som terrível. Resolvi então pesquisar um pouco o assunto e vi vários relatos de pessoas dizendo que seus gatos odeiam gaitas. Engraçado, né? Aparentemente tanto gatos quanto cachorros  comumente odeiam o som produzido por gaitas. Acredito que seja uma questão de frequência do som, já que esses animais são mais sensíveis do que nós a altas frequências, mas confesso que apesar de ter procurado bastante não encontrei nenhuma explicação científica para o medo absoluto que eu vi nos olhos da Marie. Se alguém tiver alguma sugestão ou souber de algum gato que também tem pavor de gaita, por favor me escreva. De qualquer forma, a gaita está banida aqui de casa. A Maroca não pode se estressar e como a veterinária dela definiu, sua vida tem que ser “um mar de rosas”.
Agora, apesar de não ter encontrado a explicação científica que estava procurando, encontrei uma curiosidade interessante nas minhas buscas: o PawSense. Alguém sabe o que é isso? Aparentemente, o Pawsense é um software que foi desenvolvido para reconhecer o padrão de digitação de um gato no seu computador. É isso mesmo, depois de ouvir vários relatos de pessoas que perdiam arquivos importantes quando seus gatos resolviam passear pelas teclas do computador (a Marie fazia isso direto quando eu estava escrevendo a minha tese de doutorado), os responsáveis por esse software resolveram desenvolver uma ferramenta para deixar o seu computador “catproof”.Como as patinhas dos gatos são maiores que as teclas do computador, o programa consegue reconhecer o padrão e distinguir a digitação humana da “digitação” feita por um gato (em geral apenas duas pisadas do seu gato sobre as teclas são suficientes). Desta forma, ao reconhecer o chamado “cat-like typing” (ou digitação do tipo gato) , o programa bloqueia o teclado e emite um som desagradável para que o seu gato aprenda que não pode subir no teclado. Que som é esse? Eu não testei, mas aparentemente é um som de gaita! Engraçado, né? Se o seu gato costuma apagar constantemente aqueles arquivos mais importantes, fica a dica: http://www.bitboost.com/pawsense/index.html. Ah, e se você quiser deixar o seu gato tranquilo, sugiro que evite tocar gaita em casa.

11 comentários:

  1. É verdade. Meu falecido Mestre Haku miava alto em tom de raiva quando eu começava a tocar a minha gaita que uns amigos me deram. Depois testei perto do Pablo, de 4 meses, e do Nino, de 3 anos. O Pablo ficou aterrorizado e saiu correndo. O Nino ficou parado mas super tenso olhando pra mim com cara de medo. Tadinhos... mas assim nunca vou poder aprender... vou ter que aposentar a gaita ou tocar no meu quarto, com a porta fechada.

    ResponderExcluir
  2. Olá a Todos

    Quando meu marido começou a tocar gaita, meu gato olhou para mim e começou a me morder, nossa fiquei com medo, mas logo meu marido parou e ele sossegou.
    O meu ficou muito nervoso.



    ResponderExcluir
  3. aqui é o contrário.
    theodora, minha gatinha, não me deixa estudar gaita!
    ela vem DE ONDE FOR, quando eu começo, até mesmo da minha cama, no meu quarto, que é um lugar que ela não sai de jeito nenhum quando consegue "se instalar" (porque raramente deixo a theo ficar lá quando eu não estou junto).

    mas ela vem, rapidíssimo, e fica querendo chegar perto do meu rosto.

    quando eu paro, ela mia (como quem diz: "por que parou? toque mais, por favor!").

    esquisitérrimo.

    ResponderExcluir
  4. Aqui ocorreu hoje pois estava com uma em C e tentando Chão de giz..........1 gato e duas gatas , bastavam ouvir que já grudavam no pescoço um do outro.............imaginei cio mas são castrados

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho duas fêmeas e um macho, minha fêmea mais velha, Snow odeiiiiia o som da gaita, vem pra cima, morde e mia muito revoltada, a do meio Naru, fica estressada e as duas se estranharam, o machinho nem ficou perto.. queria muito aprender a tocar, mas vou ficar na admiração ou na escolha de outro instrumento, ja vi fotos de alguns gatinhos em cima de piano, talvez eles tenham suas preferências tbm rsrsrs O que eu sei, é q eles amam livros rsrs
    obrigada pelo relato. Beijos em vc e na Maroca.

    ResponderExcluir
  6. minha gata parece gostar do som da gaita e também do violino. ela gosta de chegar perto, morder e miar. é como um som hipnótico que ela reconhece de longe.

    ResponderExcluir
  7. Não consigo definir o que minha gatinha Mielina sente rs. Ela começa a miar e a se esfregar na gaita, na minha mão, fica super agitada. Será que o som é muito agudo para eles?

    ResponderExcluir
  8. Segundo uma pesquisa que fiz no google, os gatos entendem coisas, conforme a frequência em Hertz, devido isso, eles possuem 8 tipos de audição, muito mais apurada que a do ser humano.
    Acredito que a gaita esteja na frequencia que eles entendem como perigo, ou no caso da minha gata, como pedido de ajuda, pois quando começo a tocar minha gaita em C, ela vem de onde estiver e começa a se esfregar e me dar mordidinhas, alem de um miado manhoso.
    Os animais se comunicam muito com a gente e o serhumano fica esperando que um ser de outro planeta venha fazer contato kkk Que tal aprendermos a nos comunicar com as espécies que temos aqui, ao invés de considerarmos seres não inteligentes, por fazarem as coisas de uma forma diferente da nossa.

    ResponderExcluir
  9. Quando eu toco gaita suavemente minha gata Mercy começa a ronrar e vem pra cima de mim toda carinhosa querendo chegar no meu rosto kkkkk

    ResponderExcluir