domingo, 22 de janeiro de 2012

Continuando: o exame de urina

Pois é, quem leu o meu post anterior sabe que depois da ultrassonografia da Marie acusar a presença de um microcálculo em um dos rins, eu fiquei devendo um exame de urina. Tenho que confessar que não tinha idéia de como faria isso. A veterinária recomendou que eu fizesse em casa mesmo, porque levá-la na clínica para coletar urina seria um estresse absurdo e desnecessário. Fiquei tomando coragem durante um mês. Comprei um potinho coletor universal, mas ele ficou guardado. Discutindo com meu namorado, concluímos que o potinho era alto demais e que não daria certo. Precisávamos de algo estéril e baixo e, fora isso, eu logicamente precisava de luvas. E nisso o tempo foi passando.
Semana passada decidi. Como acordei antes da Marie, fiquei esperando ela levantar e fazer o seu xixi matinal (como ela faz todos os dias). Meu namorado estava cético. Disse que não ia dar certo e que eu abriria o coletor à toa. Insisti. Sem luva nem nada, abri o potinho e quando a Maroca abaixou, coloquei o coletor embaixo dela. O meu namorado até pediu para eu não pegar o primeiro jato, mas achei que era demais. Eu ia pegar o que conseguisse. E não é que a bichinha acertou a mira direitinho!! Juro, não caiu nem um respingo na minha mão! Impressionante!! Tanta enrolação e no final das contas foi o exame mais fácil do mundo!! Então recomendo: se você precisar coletar a urina do seu gato, faça isso em casa que é super fácil! Não tem mistério nenhum!
Levamos a urina para a clínica e o resultado do primeiro exame saiu no mesmo dia: a urina da Marie é de uma gatinha saudável!!! Agora só falta o resultado da cultura, mas acho que vai demorar mais um pouquinho. Por enquanto o importante é que a Maroca está ótima! Prometo mais notícias em breve!

5 comentários:

  1. Poxa ainda bem que vi essa postagem,hj passei o dia todo com o meu filho no veterinário, já é a 2ª vez que ele tem esse probleminha de calculo renal... porém na 1ª vez por sorte consegui colher a urina dele na própria clinica... mas dessa vez mandaram eu colher em casa,tava pesquisando aqui na net.... e teve muita gente postando um monte de coisa, porém coisas muito complica... amanha cedo vou tentar tbm! bjus wlw pela dica ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu também preferi coletar em casa, pq no consultório eles picam com uma agulha até a bexiga... Fiqueimcom dó e treinei meu gato por uns 3 dias o seguinte: quando ele sentava na areia pra fazer xixi, eu levantava a bondinho dele no ar, simulando colocar o copinho embaixo, e deu super certo! Colhi a amostra de manha e deixei na geladeira até a hora do almoço pra deixar na clinica!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimos comentários! Vou fazer, assim que chegar em casa, apesar da minha filha, peluda, ser muito e stressada. Tomara que dê certo! Bjssssss

    ResponderExcluir
  4. Ótimos comentários! Vou fazer, assim que chegar em casa, apesar da minha filha, peluda, ser muito e stressada. Tomara que dê certo! Bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Nossa a minha gata está precisando fazer exame urgente de urina .
    Comprei o coletor vou fazer isso é com o a veterianaria me explicou .

    ResponderExcluir