quarta-feira, 12 de março de 2014

Sobre gatos e bebês


Pois é, há séculos não posto nada. E o motivo principal é que o ano de 2013 foi bem complicado. Marie passou por uma uveíte, vários momentos de anemia grave e 3 transfusões de sangue. Mas a história é longa e fica para um próximo post. No post de hoje quero falar sobre bebês, na verdade sobre o meu bebê. Em dezembro do ano passado, a família cresceu e a Marie sentiu muito chegada do bebê.
Enquanto estava grávida, conversei com ela várias vezes, explicando a situação e dizendo que apesar de eu ter que dividir a atenção entre os dois, eu ficaria também mais tempo em casa. Deixamos ela participar de todas as transformações da casa. Ela entrava sempre no quarto do bebê para ver o que estava acontecendo e assim que montamos o carrinho subiu na cestinha e deitou. Ela se aconchegava com frequência na minha barriga e eu tinha certeza de que tudo daria certo.
No dia em que ele nasceu, minha mãe foi dormir com a Marie e levou uma roupa que o bebê tinha usado para ela cheirar. Quando cheguei em casa, ela veio cheia de amor para dar – já que não me via há algum tempo – mas assim que viu o bebê, ficou com medo. Mostrei a ela, expliquei, mas a reação não foi boa. Nos dias que se seguiram, Marie passou a me evitar. Ela não ficou exatamente com ciúmes, ela ficou com pânico daquele ser que ela não conseguia entender. E o que foi mais triste é que ela começou a fugir de mim. Era como se eu e o bebê fossemos uma coisa só que a deixava apavorada. Tentei passar todo o meu tempo livre (que não era muito) com ela. Deixava de dormir para ficar um pouco com ela. Mas não adiantou. Ela parou de comer. Comia um grão ou outro quando eu não estava olhando e só. E não demorou a começar a lamber o cimento da varanda. Eu já sabia: ela estava anêmica novamente.
O que quer que esteja causando a anemia da Marie – o vírus, micoplasma ou simplesmente uma reação autoimune – certamente é agravado em situações de estresse. E nervosa, sem comer, Marie voltou àquele quadro que infelizmente conhecemos tão bem. Ficamos então com um bebê recém-nascido e uma gatinha que eu sabia que precisava levar ao veterinário para receber nova transfusão. Dias complicados! O maior problema é que todas as vezes que levamos a Marie ao veterinário ela se estressa tanto que o quadro de anemia piora. Levamos uma gata anêmica, porém ativa e voltamos sempre com uma gata que mal levanta da cama. Decidimos, então, mudar de estratégia e evitar ao máximo uma nova transfusão. Ligamos para a veterinária, conversamos com ela e ela acabou concordando em repetir o tratamento que tínhamos feito anteriormente sem a transfusão para avaliar se haveria melhora. Entramos com corticoide em dose imunossupressora junto com suplemento de ferro e doxiciclina para uma possível infecção por micoplasma. Marie estava sem comer há duas semanas quando começamos com o corticoide. A resposta foi imediata. Voltou a comer e aos pouquinhos foi ficando mais forte. Paramos gradativamente os remédios e estamos avaliando dia a dia o estado geral dela.
Por enquanto ela está bem, comendo bastante e brincando muito. Ainda não entende muito bem o bebê, mas já entra no quarto dele, vem cheirar o pezinho de vez em quando e me olha com nítida preocupação quando ele começa a chorar. Ainda não fez as pazes comigo. Mas de vez em quando me dá a honra de sentar no meu colo quando o bebê está dormindo no berço e às vezes até se enrosca nas minhas pernas. À noite, depois que coloco o bebê para dormir, Marie vem me provocar para brincar como quem diz: “agora é a minha vez!”. Pede que eu corra atrás dela e eu vou. Brincamos até ela cansar. Nossa relação ainda está longe de ser o que era, mas aos pouquinhos as coisas estão voltando ao lugar.

2 comentários:

  1. Parabens por tudo e todos :)
    Quem é sua vet? Na zona Sul? Atende a domicilio no Rio?
    Olha, escutei ótmos relatos desse lab http://www.robertocosta.org.br/
    Nunca precisei, mas...
    Eu tenho um gato adotado há 8 anos e esses dias peguei outra, Vao se entender... Mas ela trouxe uma leve rino e eu já estou histérica rsrsrs Sou mãe neura mesmo!
    Me manda dados sobre sua vet??? mi_neves@terra.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir