sábado, 24 de novembro de 2012

Unhas que não descamam


O post de hoje é um pouco diferentes dos anteriores, porque ao invés de trazer uma explicação, eu trago um problema que a Marie vem enfrentando. Como todas as pessoas que convivem com gatos sabem, as unhas deles descamam com o tempo. É comum encontrar pelo chão o que parece ser uma unha inteira mas que na verdade é a “carapaça” da unha, a parte externa que cai, deixando no lugar uma unha fininha e super afiada. Isso é normal e deve acontecer. O problema é que as unhas da Marie não têm descamado e por isso ficam grossas demais. Ela não consegue retrair direito as unhas, faz barulho quando anda e fica sacudindo as patinhas incomodada. E para piorar ela fica mordendo as patas o tempo todo. Para cortar é um suplício. Ela grita, esperneia, chora e como a unha é grossa é realmente difícil de cortar. Acabo tentando quebrar as laterais e descascar com as minhas próprias unhas, mas nem sempre consigo. Já levei na veterinária, mas ela teve ainda mais dificuldade do que eu.
Pesquisando sobre o assunto, descobri que o fenômeno é comum em gatos velhos, que são pouco ativos e não usam o arranhador. Mas a Marie tem só 3 aninhos e usa bastante os arranhadores. Acho então que talvez eu não tenha escolhido o melhor material para ela arranhar. Os arranhadores aqui de casa são compostos por um poste de sisal e um pé recoberto de feltro. Ela detesta o sisal, mas adora o feltro. Mas como o feltro é fino, acho que não funciona muito bem. Tentamos até colocar catnip na parte de sisal para estimular, mas não funcionou. A nova tentativa é uma caixa de papelão, mas por enquanto isso também não surtiu grandes efeitos. E por isso eu pergunto: alguém enfrenta o mesmo problema?  Alguém sugere uma solução? Aguardo sugestões.
Na foto, Marie pegando sol no arranhador.


12 comentários:

  1. Camila, isso é novidade para mim. O ideal seria incentivar ao máximo a Marie a usar o arranhador, mas como você mesma disse, ela não gosta de sisal. Acho a ideia da caixa de papelão ótima. Meus gatos amam arranhar uma caixa. Espero que dê tudo certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, mesmo usando o arranhador e vários móveis (¬¬) com este fim, eu encontro normalmente unhas descamadas pelo chão. E acho que tem muito a ver com a idade porque anos atrás era difícil. Encontrava uma ou outra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. filha e se trocar o feltro por algo mais aspero? Estes tecidos para estofar?

    ResponderExcluir
  4. Só a caixa de papelão não funciona muito bem,apesar de gostarem muito.Vc pode comprar ou fazer uma de papelão,pois a disposição do papelao é diferente da caixa.Entre neste endereço :http://www.reinodalmofada.com.br/2009/02/faca-um-arranhador-para-seu-gato/
    Aqui são 17 e eu mesma tenho feito o arranhador de papelão que está fazendo sucesso entre eles.
    claudia seabra

    ResponderExcluir
  5. Esfrega um pouco de ração no sisal, e aí o cheirinho vai atrair sua gata e aos poucos vai começar a passar as unhas. Com a minha gata funcionou.

    ResponderExcluir
  6. Estou enfrentando um problema semelhante.
    possuo um gato, Marte - de 7 meses - que é portador de uma deficiência nas pernas. Ele se locomove usando apenas os braços, e com isso não usa as unhas traseiras. Elas estão ficando grossas e não descascam. Hoje aconteceu de uma delas descascar, mas foi radicalmente. A unha se partiu na metade e a "carninha" do meio ficou exposta. Houve um pequeno sangramento. Não sei como descascar as unhas dele de forma segura.

    ResponderExcluir
  7. Tenho 3 gatas idosas. A Coby arranha o pneu do carro e nunca teve este problema. A Quinha gosta de arranhadores e com este modelo aparentemente resolvi o problema pois não precisei cortar a unha dela como faço todo mês https://www.petsnamoda.com.br/arranhador-para-gatos/arranhador-curvo-de-carpete-e-sisal-para-gatos. Agora a Naná começou a apresentar o problema e ainda não consegui uma forma de melhorar, estou pensando em comprar esses arranhadores de papelão pois ela gosta de arranhar caixas... Se conseguir um resultado positivo, venho aqui falar.

    ResponderExcluir
  8. Minha gatinha tem 11 anos, e depois de ter sido atacada por outro animal ela perdeu os movimentos de uma das patinhas, então não consegue arranhar com essa pata e sua unha está grossa. Não sei como melhorar isso.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma gata de 7 anos qie as unhas começaram a ficar grossa. Até dá pra descancar mas ela não deixa, faz um show. Ela sempre odiou que aparassem suas garras, mas desde que as unha engrossaram isso se tornou uma coisa muito mais dificil. Ela arranha o sofá de vez em quando, não e muito não. A outra gata tem 5 anos e tem unhas fracas, só de cortar ja trinca e esfarela tudo... Nesse fim de semana ela esfolou todas as garras e até perdeu uma delas. Acreditamos que ea tentou descer de um muro ou uma arvore, ou tava tentando fugir... Ela ainda está assustada e com um pouquinho de dor, mas as unhas estão melhorando gradativamente com água oxigenada.

    ResponderExcluir
  10. Crio uma gatinha dentro da Lj de roupas q trabalho e temos uma tábua de passar roupas de madeira. Ela fez está tabua de arranhador

    ResponderExcluir
  11. arranhador de papelão é o melhor, é meio caro mas os gatos adoram

    ResponderExcluir
  12. meu gato de 7 anos apareceu com um das unhas da pata traseira, enorme, cresceu outra por baixou. levei na pet shop e cortaram...

    ResponderExcluir